FICHA TÉCNICA

Movimento renovador: a Escola Nova e as reformas educacionais na Era Vargas


PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino médio/graduação interessados em se informar sobre o tema.


OBJETIVO: Através desse objeto de aprendizagem, objetiva-se levar ao conhecimento dos alunos do ensino médio e graduação, o Movimento renovador: a Escola Nova e as reformas educacionais na Era Vargas, visando uma maior acessibilidade desses alunos dentro de um contexto de crescente utilização da internet como fonte de informação e difusão do conhecimento, considerando também as especificidades dos alunos deficientes visuais que , hoje em grande parte,  têm suporte suficiente para acesso à essas informações através da rede.

DESCRIÇÃO: Construído como objeto de aprendizagem  para a disciplina: "Fundamentos e História da Educação" dos cursos de Letras e Pedagogia da PUC Minas, este blog propõe reflexões sobre a Era Vargas e as reformas educacionais da época.

AUTORES: 
Amanda Sabino
Érica Fernandes
Gabriel Aquino
Gabrielle Resende
Lívia Assunção


LICENÇA: Os autores liberaram esta mídia e permitem copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas desde que seja atribuído o devido crédito aos autores. É vedada a utilização com finalidade comercial.



REFERÊNCIAS

ARRUDA, Maria Lúcia de. História da Educação. Cap. 10 Educação para a democracia.
Escola Nova. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/glossariopedagogico/verbete.asp?idPubWiki=9577>. Acesso em 06 nov. 2011

FERRARI, Márcio. John Dewey, o pensador que pôs a prática em foco. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/john-dewey-428136.shtml?page=2> Acesso em 06 nov. 2011 

FILHO, Geraldo Francisco. História Geral da Educação. São Paulo: ed. Alínea, 2005. 200 p.

VIDAL, Diana Golçalves. Escola Nova e processo educativo. 

wikipedia.com/